Rede Tenis Brasil

Esporte e educação: pilares fundamentais na formação de jovens

O Rede Tênis Brasil (RTB), entendendo a alta demanda de inclusão social e de desenvolvimento, principalmente entre as crianças, propõe uma parceria com a educação: apresentar o tênis a essas crianças oriundas de escolas públicas, bem como impulsionar o desenvolvimento educacional por meio de aulas de reforço escolar em unidades onde atuam, a fim de potencializar o desenvolvimento de seus participantes.

A grande premissa é que esporte e educação caminhem juntos. Acreditamos no poder transformador do esporte nas realidades das crianças e jovens que participam do projeto.

Nosso propósito é criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e oferecer melhores perspectivas para o futuro de milhares de jovens em todo o país. Utilizamos o tênis como ferramenta para promover valores fundamentais como disciplina, respeito, resiliência, habilidades motoras, psicoemocionais e sociais, que impactam diretamente no desenvolvimento cognitivo dessas crianças.

O esporte e a educação se complementam no seu desenvolvimento integral. Queremos trabalhar a autoestima deles, por meio do esporte e da educação, e proporcionar mudanças em suas realidades desde a infância até o ingresso no mercado de trabalho, sendo no meio do esporte ou não.

O projeto tem investido cada vez mais no pilar educação. No novo programa de formação educacional pode-se perceber o crescimento da presença educacional nas diversas fases, desde a apresentação do tênis nas escolas da rede pública estadual até, e, incluindo, a entrada para o time de atletas, o Time RTB.

Em cada etapa que o estudante se encontra dentro do projeto é previsto atendimento educacional diferenciado de acordo com a sua escolaridade. Temos em mente que nem todos seguirão a carreira de tenista, por isso nosso trabalho é voltado também pensando na capacitação profissional deles.

Para estes estudantes/atletas que já fazem parte do time dos atletas são realizadas orientações educacionais sobre o desempenho escolar e as metas acerca da continuidade dos estudos, principalmente a possibilidade de cursar uma faculdade. Temos uma parceria com a faculdade Estácio, que oferece bolsas de estudo para nossos estudantes/atletas. Para que possam obtê-las, precisam alcançar boas notas na escola. O College também é uma possibilidade, que é conversado com eles através deste trabalho pedagógico, que prevê acompanhamento escolar através das avaliações escolares.

Por fim, nossa plataforma é muito abrangente. Geramos oportunidades para que os jovens possam se desenvolver através do esporte e da educação.

Cecy Azevedo é coordenadora pedagógica do RTB. Com formação na área do magistério, graduada em pedagogia com especialização em orientação educacional, Pós graduada em Psicopedagogia Institucional. Experiência como professora alfabetizadora de séries iniciais, orientadora educacional dos ensinos fundamental, médio e técnico da rede pública estadual. No RTB atua como coordenadora pedagógica do projeto Massificação e do Time RTB (alto rendimento), acompanhando o desenvolvimento escolar e pedagógico, junto aos núcleos, pedagogas e treinadores.


Fonte: Esporte e educação: pilares fundamentais na formação de jovens – Forbes

Tags :

Compartilhar

Leia também

Skip to content