Rede Tenis Brasil

O avanço das mulheres: um trajeto com grandes conquistas

Todos sabemos que a ascensão feminina é uma resposta ao longo histórico de desigualdade e discriminação em locais de trabalho

Ao longo da história, nós mulheres enfrentamos diversas formas de dificuldades e desigualdade de gênero, o que limitava o acesso a oportunidades e recursos. No entanto, na última década este cenário tem sido revertido significativamente.
Temos visto a ascensão feminina em todos os setores, desde a política, negócios, tecnologia e esportes. E todos sabemos também que este movimento é uma resposta ao longo histórico de desigualdade e discriminação em locais de trabalho.
O crescimento das mulheres no esporte é um tema bem relevante na atualidade, principalmente no tênis que vem apresentando grandes mudanças em relação à igualdade nos últimos anos. Desde a criação dos torneios Grand Slam em 1925, a categoria foi dominada pelos homens, com premiações e oportunidades desiguais para as mulheres.
No entanto, a luta por igualdade na modalidade vem ganhando força e tem sido um exemplo de como as mulheres têm conquistado seu espaço e lutado por seus direitos. Aqui no Brasil, o Rede Tênis Brasil é um fomentador da categoria, desenvolvendo atletas e treinadoras, apresentando o gênero em escolas públicas até a formação no cenário mundial. Fazem parte do Time RTB as tenistas Bia Haddad Maia e a Luísa Stefani, que são apoiadas pela JFL Living e grandes representantes do Brasil no circuito mundial. Ano passado, Bia chegou ao segundo melhor ranking da história do País, entre homens e mulheres, ficando atrás apenas de Gustavo Kuerten. Já Luísa, ao lado da Laura Pigossi, é a primeira atleta nacional a conquistar medalha olímpica do Brasil no tênis.

No mundo dos negócios temos também um dos avanços mais significativos. Nós estamos criando nossas próprias empresas e liderando grandes corporações. Inclusive vimos estes dados confirmados aqui na Forbes que, em 2021, destacou que 328 mulheres foram incluídas na lista dos bilionários do mundo, um número recorde. Ainda há muito a ser feito para garantir que as mulheres sejam igualmente remuneradas e reconhecidas no local de trabalho, mas o progresso é notável.
Em tecnologia, outra área de grande destaque, as mulheres estão finalmente sendo reconhecidas como líderes e inovadoras, embora ainda enfrentem obstáculos significativos. As empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de diversidade em suas equipes e trabalham para promover um ambiente mais inclusivo.
Na JFL Living, por exemplo – a gestora de ativos residenciais do qual sou CEO e sócia co-fundadora – temos 71% dos cargos sêniors liderados por mulheres, o que consequentemente gera um grande impacto na indústria do mercado imobiliário, que sempre teve forte atuação masculina.
Apesar destes avanços, ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que as mulheres sejam tratadas com igualdade e respeito em todos os setores. É importante que continuemos a apoiar e incentivar o avanço feminino em sua busca por igualdade para que seja alcançado, cada vez mais, o máximo potencial em suas carreiras e na sociedade como um todo.

Carolina Burg Terpins é CEO do grupo JFL Realty.


Fonte: https://forbes.com.br/forbes-collab/2023/03/rede-tenis-brasil-o-avanco-das-mulheres-um-trajeto-com-grandes-conquistas/


Tags :

Compartilhar

Leia também

Skip to content