Saúde e performance são conceitos que só podem caminhar juntos. Não há forma de termos a excelência no rendimento esportivo, sem prover o melhor da aptidão física e mental do atleta.
Nesse aspecto, as principais instituições esportivas apresentam a unificação das disciplinas com Departamento de Saúde e Performance. Dessa forma, a equipe multidisciplinar atua integrada para o maior benefício do atleta.
O Rede Tenis Brasil (RTB) é referência em fomentar esses valores, e construiu uma equipe de trabalho transdisciplinar desde o início da vida esportiva. Com o atleta no foco e liderado pelos treinadores, respira-se todo dia saúde e performance.
Médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos, nutricionistas, massoterapeutas e biomecânicos atuam conjuntamente na rotina dos tenistas do Time RTB.
O trabalho principal se baseia na prevenção das lesões. Isso inclui avaliações médicas e exercícios fisioterapêuticos para melhora dos padrões do movimento e minimizar riscos de lesões. O monitoramento da carga do treino e adequações fisiológicas também são fundamentais. Fortalecimento muscular, rotina alimentar, adequação do sono, estratégias de recovery, saúde mental e avaliações biomecânicas para técnica do gestual esportivo, além de um trabalho de educação dos atletas para hábitos saudáveis e doping.
Há atividades específicas da modalidade com base nas necessidades técnicas para a performance.
Também são realizados trabalhos preventivos definidos com principais lesões do tênis. Tendinopatias do ombro, lombalgia causada pelos movimentos de extensão e rotação, dores na região do punho, entorses do tornozelo, epicondilite, impacto no quadril, alterações degenerativas no joelho e musculares são comuns da especificidade do tênis e devem ser valorizadas.
Mas o foco do trabalho é realizado de forma individualizada, adequado para as particularidades de cada atleta.
Trabalho humanizado!! O melhor para o atleta, que possibilita sua maior capacidade mental e física para performar feliz!!
Dr. Rodrigo Sasson é médico do Time RTB, chefe médico do Comitê Olímpico do Brasil, coordenador médico da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, médico do futebol profissional do Vasco da Gama, coordenador da pós-graduação de Medicina do Exercício e do Esporte e do Curso Lesão Muscular do CETRUS SP. Ortopedista e Traumatologista, pós-graduado em Medicina do Esporte pelo Comitê Olímpico Internacional.
Fonte: https://forbes.com.br/forbes-collab/2024/03/rede-tenis-brasil-trabalho-humanizado-saude-e-performance/ (forbes.com.br)