Rede Tenis Brasil

Um saque para ficar na história

Fazer o primeiro saque inaugural em um dos maiores torneios de tênis do mundo é não apenas a realização de um sonho, mas também a representação de que o esporte pode transformar vidas. Foi essa história muito especial que pude acompanhar de pertinho em março.

A parceria do Rede Tênis Brasil (RTB) com o banco Itaú Unibanco levou uma das nossas revelações do projeto social do RTB – Rafael Padilha, um gaúcho de 18 anos –, para fazer o saque inaugural desta temporada do Miami Open, nos Estados Unidos.

Mas muito mais do que o saque em si, a viagem para Miami foi uma sequência de experiências incríveis que transformaram a vida do Rafael para sempre.

Ele chegou tímido, mas foi adquirindo confiança à medida que ia conseguindo passar por cima das suas inseguranças… Primeiro entrou sozinho na quadra central e acertou o saque, logo em seguida, deu sua primeira entrevista, depois conheceu o espanhol Carlos Alcaraz, número 3 do mundo, e para fechar com chave de ouro bateu bola com o Ronaldo Fenômeno. E tudo isso fez com que ele voltasse para casa acreditando que ele pode e merece um futuro melhor.

Rafa já é há algum tempo um dos grandes símbolos dos frutos que colhemos com nosso trabalho diário e, com essa experiência única, ele se torna prova concreta das possibilidades que podem ser criadas por causa do melhor acesso ao esporte e à educação.

Para quem não conhece, transformar a vida de crianças e jovens por meio do esporte é um dos pilares do RTB. Somos uma instituição sem fins lucrativos que apresenta o tênis para estudantes de escolas públicas, oferecendo aulas gratuitas da modalidade e de reforço escolar, e capacitando profissionais. Bia Haddad Maia, aliás, é uma de nossas embaixadoras.

Proporcionamos o primeiro contato com o tênis para mais de 20 mil crianças por ano, em 9 estados mais o Distrito Federal. Na segunda fase do projeto, mais de mil crianças fazem aulas gratuitas em quadras de tênis toda semana, sendo que 100 são selecionadas para formar uma base de futuros talentos.

Foi no ano passado, inclusive, que, também através da valiosa parceria entre RTB e Itaú Unibanco, Rafa foi um dos sete garotos selecionados para visitar os bastidores do ATP Masters 1000 norte-americano.

No Miami Open, nas duas ocasiões, Rafa levou na bagagem os sonhos de todos os outros jovens talentos que fazem parte do programa e, por meio do nosso apoio, têm a oportunidade de quebrar barreiras sociais e econômicas e construir um futuro melhor. Exemplos como o dele têm potencial para inspirar garotos e garotas e transformar vidas.

Muitas vezes só precisamos dar uma oportunidade para transformar vidas. E esse é o objetivo e o trabalho diário do Rede Tênis Brasil.

O Rafa voltou de Miami com uma experiência incrível que ele lembrará para sempre, e eu voltei feliz e realizada… com aquela sensação boa de fazer o bem!

Miriam D’Agostini é diretora de marketing e comunicação do Rede Tênis Brasil (RTB). Ex-tenista, alcançou a quarta colocação no ranking mundial juvenil e, como profissional, foi número 1 do Brasil e disputou os Jogos Pan-americanos de Mar Del Plata (1995) e Winnipeg (1999) e a Olimpíada de Atlanta (1996). Formada em Publicidade e Propaganda, esteve à frente da gerência de Marketing e Eventos do Comitê Olímpico do Brasil.

Fonte: https://forbes.com.br/forbes-collab/2024/05/rede-tenis-brasil-um-saque-para-ficar-na-historia/ (forbes.com.br)

Tags :

Compartilhar

Leia também

Tem alguma dúvida?

Entre em quadra com o Rede Tênis Brasil e juntos, vamos mudar o jogo do tênis brasileiro.

Skip to content